Tonlon academia
páginas de informações

Tonlon Artes Marciais

Wing Chun

Wing Chun - Bruce Lee

Kung Fu Wing Chun é uma arte marcial chinesa surgido no sul da China que se distingue pela economia de movimentos e utilização da estrutura óssea.

Arte marcial não é somente lutar, é a capacidade de tornar as pessoas mais seguras, fortes e equilibradas para um mundo melhor.

Duração: 60 minutos
Indicação: Á partir de 4 anos de idade
Intensidade: Baixa/Média/Alta
Benefícios: Disciplina,autocontrole, agilidade, perda de peso, combate ao estresse e melhora o raciocínio
Turmas: Homens e Mulheres
Foco: Defesa Pessoal, flexibilidade, concentração, respiração, Condicionamento físico.

Como iniciar?

É muito simples! Venha até a Tonlon Academia com uma roupa confortável (camiseta e calça ou shorts), e experimente uma aula gratuita de Kung Fu Wing Chun. Não se preocupe! Os professores irão orientá-lo de acordo com o seu condicionamento físico, objetivo e disponibilidade de tempo.

WING CHUN CARACTERÍSTICAS, RESUMO HISTÓRICO E BENEFICIOS

O Que é o Wing Chun??

O Wing Chun Kung Fu é uma arte marcial chinesa com excelentes técnicas defesa pessoal e é atualmente uma das artes marciais mais praticadas no mundo. Sua prática é amplamente difundida em escolas de kung fu(academias) e algumas de suas técnicas são usadas atém em treinamento policial e militar ao redor do mundo.trabalha o corpo melhorando o condicionamento fisico e agrega valores  criada,desenvolvida e aperfeiçoada ao longo do tempo com a finalidade da defesa pessoal dos antigos e atuais praticantes da arte. Em situação de auto defesa ou combate real é bem diferente, não há regras nem técnicas pré-estabelecidas.O treinamento do wing chun é dinâmico com técnicas para situações de defesa. Suas técnicas visa desenvolver habilidade de reação prática, instintiva, intuitiva e efetiva com naturalidade para diferentes situações de defesa.

Características

Tem como algumas de suas características a simplicidade e objetividade, economia de movimentos, golpes defesa e ataque simultâneos, técnicas de sensibilidade e reflexos. Suas defesas treinam a proteção da linha de centro usando esquivas, bloqueios com braços e pernas em contra-ataques rápidos. O soco em linha reta é um dos seus principais elementos de ataque. Algumas escolas utilizam em conjunto técnicas de Kamna –Fa (china-fa) antigas técnicas de defesa pessoal do kung fu   que tem como especialidade chaves, torções e quedas além do uso de socos,chutes,estocadasem quantidade maior ou menor potencializando suas linhas de ataque e defesa.E Tem seu código de conduta e ética marcial.

Diferencial

Na desenvolvimento da prática marcial tradicional e de defesa pessoal o diferencial no wing chun é uso de práticas físicas aliada a técnica, exercícios mentais, respiratórias e de auto-controle. Em seu repertório técnico existe ainda o estudo e treinamento de táticas, estratégias e armadilhas em que a prática do wing chun é fundamentada para desenvolver as habilidades necessárias para uma defesa eficaz.

Os exercícios físicos variam de escola para escola, porém é um dos fatores de suma importância na preparação do praticante que deve ter uma preparação a altura e dinâmica trabalhando resistência equilíbrio, elasticidade e força para um condicionamento ideal.

Resumo histórico do Wing Chun

É difícil precisar sua criação e nesse sentido existem versões diferentes para sua criação onde envolve lendas e fatos históricos. Sua origem está ligada aos monges do templo shaolin que após incendiado pelos manchus se refugiam no seio do povo ajudando a criar e formar grupos rebeldes que lutam pela retomada do poder ursupado pelos manchus.

A lenda

Conta uma lenda que uma jovem mulher chamada Yim Wing chun filha de um dos discípulos dos monges de Shaolin chamado Yim Yee já com certa idade passou a viver como comerciante num pequeno vilarejo próximo as montanhas de Tai Leung. Um lutador local e arrogante chamado Wong apaixonou-se pela bela Yim Wing Chun e por não ser correspondido ameaçou-a para que se casasse com ele. Seu pai Yim Yee ficou seriamente preocupado pois com a idade ficava difícil defendê-la. Conta ainda a lenda que uma monja chamada Ng Mui ao fazer compras na loja de Yim Yee ficou sabendo da história e condoída da situação se propôs a ajudar e durante três anos por longas horas do dia passou-lhes a ensinar técnicas marciais até que ela se sentisse preparada,segura e confiante. Yim Wing Chun então não havendo condições de diálogo com o valentão desafia-o a um combate e o vence facilmente. Posteriormente  YimWing Chun casa-se com o lutador de kung fu Leung bok Chau. Ao observar seu marido treinando Yim Wing Chun começa a fazer observações e dar sugestões para que ele melhorasse suas técnicas o que o deixou irritado com as críticas ainda que construtivas e ele então a desafiou para provar que seu estilo era bem melhor, porém Yim aceitou e o venceu. Convencido de que sua esposa dominava um boa arte marcial Leung Bock Chau aprendeu o estilo de sua esposa e em sua homenagem denominou o estilo de Wing chun Kuen( Punhos de Wing Chun) que foi passado de geração em geração como este nome. A lenda dominou o universo imaginário do povo chinês e é amplamente difundida por escolas tradicionais. Apesar de Ser uma lenda controversa mais como onde há fumaça há fogo é possível que a tal monja na verdade possa ter sido um monge que não querendo ser descoberto possa ter construído essa história para manter o seu disfarce e Yim Wing Chun ajudou a manter a história.

Em outra versão, algumas escolas reiteram ter raízes históricas ligadas aos membros dos juncos vermelhos (rebeldes revolucionários chineses anti-manchus) e afirmam deter ligações mais diretas com o estilo de kung fu wing chun e o berço de sua prática em shaolin. A despeito da lenda e dos fatos históricos o que importa é que prática do wing chun alcançou os tempos modernos nos beneficiando com seu legado e hoje é amplamente praticado em quase todo o mundo.

Além de tantos outros grandes mestres de sua história, nos tempos modernos ficou conhecido por ter sido uma das práticas principais do saudoso Mestre Bruce Lee que apesar de não ter se formado no estilo foi um dos seus maiores difusores trazendo para o mundo o nome do wing chun e de um dos maiores mestres dessa modalidade o grande Mestre Ip Man.

Resumo conclusivo

Não importa quem detém as raízes de sua criação o mais importante é que o wing chun sobreviveu a períodos de guerras, desafios e foi ensinado secretamente ao longo de sua história até ser divulgado abertamente sendo aos poucos difundido, se modificando ao longo do tempo e tomando a forma atual com as suas diferenças peculiares de família para família em cada geração. Na atualidade alguns famílias ou linhagens seguem a métodos mais tradicionais dentro de uma linguagem moderna agregando elementos da defesa tradicional e moderna em seu arsenal para os dias atuais  e outras veem se modernizando muito e constantemente.

INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES GERAIS

O Wing Chun é o melhor estilo de Kung Fu?

Não, todos os estilos de kung fu são bons e tem suas características próprias. Em sua maioria agregam um numero enorme de técnicas de ataque e defesa, valores morais e éticos. Porém devido a sua simplicidade de golpes o wing chun é um dos estilos de kung fu que melhor se adaptou aos sistemas de defesa pessoal dos tempos modernos.

Todas as artes marciais, sistemas de defesa pessoal e lutas são boas?

Sim todas as artes marciais, sistemas de defesa pessoal e lutas modernas são boas e tem suas especialidades. Algumas tem um vasto arsenal de técnicas armadas e desarmadas outras são especialistas em lutas desarmadas como os esportes de combate moderno baseados nas artes marciais. Porém todas dentro de suas especialidades tem sua eficiência. O diferencial em cada arte marcial ou luta moderna é o nível de treinamento e preparação de cada praticante de acordo com os seus objetivos.

Arte Marcial e Defesa Pessoal

São muito diferentes “Não e Sim”. Não é num todo necessariamente diferente, tanto é que quase todas as técnicas apresentadas num curso de defesa pessoal ou dos conhecidos sistemas de defesa pessoal atuais são técnicas provenientes das artes marciais tradicionais como estocadas, socos, chutes, projeções, chaves,torções, imobilizações e defesa com armas brancas, única exceção é a defesa e o uso da arma de fogo colocada como objeto de treino que pode ser adaptada e treinada e aperfeiçoada em qualquer arte marcial(prática essa há muito tempo já incorporada a todos os treinamentos de defesa pessoal do mundo todo que se utilizam de artes marciais e principalmente em países asiáticos como China, Japão, Coréia etc.,que utilizam de suas artes marciais em conjunto com as tecnologias modernas). Convém salientar  que os cursos com a abordagem apensas como defesa pessoal especifica fica restrita ao foco iminente da auto-defesa da integridade física sem agregar nesta prática valores tradicionais,culturais,aspectos filosóficos (sabedoria oriental),treinamento da mente como meditação e da respiração como chi kung ou yoga ou a preparação com foco para competições esportivas, saúde e qualidade de vida. Porém a arte marcial pode dar a defesa pessoal e todos os outros valores agregados em uma só prática dependendo da experiência do professor ou Mestre.

É bom observar também que nenhuma prática marcial ou sistema moderno de defesa pessoal tem total garantias em situações de alto risco, pois cada situação depende da experiência, preparação física,mental,psicológica e das circunstancias envolvidas pois a realidade é muito diferente de treinamento em situações controladas ou programadas. No entanto mesmo assim o conhecimento e a preparação para uma eventual defesa, observando os cuidados e riscos, é muito importante e necessária.

Porém fica a observação para praticantes e não praticantes que manter o ciclo de boas amizades,o diálogo em situações de desentendimento pessoal, os cuidados para não esboçar reações desnecessárias em situações de desvantagem de alto risco  como assalto a mão armada etc.. É bom sempre lembrar que as vezes  a melhor defesa é a não defesa. Em situações de desentendimento pessoal tente dialogar ou se possível acione a policia pois esta  sim têm o dever de proteger e agir em defesa do cidadão.

Na China os militares tiram do arsenal técnico do wushu kung fu suas ferramentas de defesa pessoal. As principais ferramentas utilizadas são as técnicas de Kamna-Fa (china fa) ,Kwai Jiao(Shuai Chiao), Sanda (kickboxing a forma chinesa) e elementos de diversos estilos de kung fu. Além do aperfeiçoamento em armas de fogo modernas. O treinamento em artes marciais para militares na China é obrigatório e um dos requisitos para entrada no exército e na policia.

*Kamna-Fa termo cantonês também conhecido como China-Na Fa(em mandarim), são técnicas de chaves torções, projeções e imobilizações usadas em conjunto com socos, estocadas, chutes,joelhada, projeções entre outras técnicas.

Kwai Jiao ou também como é conhecido Shuai Jiao/Shuai Chiao) é um dos mais antigos estilos de arte marcial chinesa especializado em técnicas de arremessos, projeções e quedas.

Compartilhe essa página:

  • Print
  • Facebook
  • Twitter
  • email
  • PDF
  • Add to favorites

Parceiros

  • Destaques

     

    Receber novidades



    Informações para contato


    (011) 2373-3404
    Segunda à Sexta, das 08:00h às 22:00h,
    Sábado das 09:00h às 11:00h

    Rua Tenente Ubirajara Monory, 75 - Conceição SP/Capital

    fale@tonlonsaojudas.com.br